Benefícios da Luta como atividade física

Boxe, muay thai, kung fu, jiu jitsu, judô, capoeira, karatê. Independente da modalidade de artes marciais, de modo geral, todas elas podem proporcionar muitos benefícios a sua saúde, como te ajudar a ficar em forma, perder peso, aliviar o estresse, contribuir para sua coordenação motora, melhorar o equilíbrio, tonificação muscular, melhorar a auto estima e a defesa pessoal.

Geralmente o que acontece é que as pessoas começam a praticar algum tipo de luta, se apaixonam e não conseguem mais parar, este é outro benefício pois todas as lutas podem ser praticadas por quase a vida inteira, desde criança até a maior idade.

Benefícios da luta Para Resistência Cardiorrespiratória

A prática regular da luta pode te ajudar a construir uma maior resistência cardiorrespiratória. Isso se torna um dos maiores benefícios da lutas marciais.

Benefícios da Luta Para Desenvolve Disciplina

 Desenvolve a disciplina. Cada modalidade tem seu conjunto de regras de conduta que são ensinados e reforçados pelo professor ou mestre.

A disciplina também é reforçada no sentido do aluno ser estimulado a não perder o treino, já que ele fica em desvantagem em comparação aos outros que são mais assíduos.

Benefícios da Luta Para o Bem Estar

 Ressalta a importância do aluno se alimentar e dormir melhor. Já que ele percebe na aula que seu desempenho melhorou ou piorou devido ao que consumiu.

Benefícios da Luta Para Problemas de Saúde

Pode contribuir para a melhoria de problemas de saúde como pressão alta, controle do colesterol , gastrite e etc. Porém, deve-se fazer uma consulta ao médico antes de iniciar a prática.

E é fundamental explicar ao professor quais são os problemas preexistentes, já que o treino deverá ser diferente quanto a intensidade e tipos de movimentos.

Benefícios da Luta Para Todas as Idades

 Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, tanto homens como mulheres. Em sala de aula costuma-se separar os praticantes em 3 tipos:  Aqueles que praticam apenas para manter a forma física. Aqueles que pretendem ser atletas. Os que desejam ser professores.

Benefícios da Luta Para Flexibilidade do Corpo

É muito importante fazer o aquecimento prévio muscular antes de cada treino incluindo exercícios de flexibilidade, mas da mesma forma é essencial alongar os músculos depois de cada treino.

Benefícios da Luta Para Fortalecer os Músculos

Diferente da musculação que trabalha isoladamente os músculos, trazendo um grande alívio de stress e uma excelente forma de descontar a raiva, frustração e demais sentimentos ruins.

Benefícios da Luta Para o Stress

 Promove um grande alívio de stress e uma excelente forma de descontar a raiva, frustração e demais sentimentos ruins

Benefícios da Luta Para Melhora a Agilidade

 Melhora a Agilidade e aguça os sentidos, já que a pessoa aprende a estar sempre alerta e a ter reflexos mais rápidos.

Benefícios da Luta Para o Autocontrole e Autoestima

 Ensina a ter mais autocontrole e desenvolve a autoestima. Já que a pessoa adquire um poder (o de saber se defender e como usar a força) sobre os outros e se torna mais responsável por isso.

Benefícios da Luta Para Perder Peso

 É uma excelente forma de perder peso, além de desenvolver a musculatura. A maioria das modalidades trabalha o abdômen e a lombar. Além de músculos superiores e inferiores em maior ou menor intensidade.

Talvez você não goste de ir para a academia  praticar musculação ou exercícios físicos, mas quem sabe você possa se apaixonar pela prática de algum tipo de luta e consiga ter uma vida mais saudável.