Impotência Sexual

impotencia-sexual

Em um dia ruim, uma falha de ereção pode acontecer com todos os homens. O problema é quando a disfunção erétil passa a ser recorrente, afetando até 50% das tentativas de manter uma relação sexual. A impotência sexual afeta a capacidade de o homem ter ereções suficientemente rígidas para a penetração vaginal, impedindo a satisfação do casal.

 As principais causas

Pesquisas apontam que aproximadamente 10 milhões de homens sofram do problema no Brasil. Entre a população adulta, é provável que 47% deles apresentem algum tipo de disfunção erétil. Destes, 9% representam os casos mais graves, 23% os de disfunção moderada e 15% os de disfunção mínima (leia também sobre os diagnósticos da impotência sexual). As causas deste problema que atinge uma parcela significativa da população podem ser diversas, entre elas:

Distúrbios psicológicos: os problemas emocionais são os responsáveis pela impotência sexual em até 70% dos casos e a ansiedade lidera a lista de sentimos que afetam a relação. Muitas vezes, por exemplo, se o homem está passando por muitos problemas na vida, não consegue manter um bom desempenho sexual. Em todos os casos, do ponto de vista emocional, também é preciso avaliar se o pênis funciona mal e compromete a relação ou se isto acontece porque a relação já está comprometida.

Disfunções orgânicas: as doenças hormonais, como queda de testosterona e problemas endócrinos; as neurológicas, como o mal de Alzheimer e Parkinson; as vasculares, que causam o entupimento de veias e artérias impedindo que o sangue chegue até o pênis e em pequeno número, a doença de Peyronie, que causa alterações na anatomia do pênis.

Tabagismo: não é mito! O cigarro realmente pode causar a impotência sexual. Em aproximadamente 80% dos casos de indivíduos com histórico de disfunção erétil, o ângulo de ereção cai bruscamente depois do uso de cigarros. Além do tabagismo, o alcoolismo também pode prejudicar o desempenho sexual dos homens.

Nunca é demais lembrar que existem tratamentos para a impotência sexual e que tratar as causas da doença é essencial para a felicidade dos parceiros.

 

gh2